BANNER TOPO 1
GIRO1

VITIMA CAI EM GOLPE DE VENDA DE CARRO PELA INTERNET E PERDE R$ 8 MIL NO PIAUÍ

Ambos os indivíduos foram lesados durante uma transação financeira relacionada à venda de um veículo.

Por Mauro Robert em 03/05/2024 às 10:01:46

Nesta quinta-feira (02/05), duas pessoas foram encaminhadas à Central de Flagrantes de Parnaíba após serem ludibriadas por um golpe peculiar. Ambos os indivíduos foram lesados durante uma transação financeira relacionada à venda de um veículo.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Rodrigo Melo, esse tipo de fraude tem se tornado mais comum na região. Ele detalhou como o golpista enganou as vítimas: "O estelionatário, sem qualquer vínculo com o vendedor ou comprador, se apresenta como intermediário visando obter uma comissão. Ele instrui o vendedor a encontrar o comprador sem mencionar o valor do veículo, mantendo-o oculto até o momento da transação."

No caso em questão, o veículo foi anunciado em uma plataforma de vendas em redes sociais. O fraudador fingiu ser o irmão do proprietário do carro, instruindo o comprador a não revelar ao vendedor que ele havia fornecido o contato. Dessa forma, as partes envolvidas não discutiram o preço do automóvel, confiando apenas nas informações fornecidas pelo golpista.

O comprador transferiu metade do valor anunciado ao estelionatário via PIX, e este enviou um comprovante falso ao vendedor, simulando o pagamento integral de R$ 15.000. Quando o proprietário verificou sua conta bancária, não havia recebido nenhum valor. Para complicar ainda mais, ele já havia entregue as chaves do veículo.

Durante a tentativa de transferência do carro para o nome do comprador, a Polícia Militar foi chamada e conduziu ambas as partes à delegacia para prestar esclarecimentos. Ficou constatado que ambas eram vítimas do mesmo golpista, que ainda não foi identificado.

O delegado Rodrigo Melo ressaltou que o veículo será apreendido caso não haja um acordo entre as partes, pois o conflito é de natureza civil. O caso será investigado para que seja encaminhado à Justiça.

Ele alertou a população sobre esses golpes, recomendando que, em transações financeiras envolvendo produtos anunciados em grupos de vendas nas redes sociais, o pagamento deve ser feito diretamente ao vendedor para evitar ser vítima desse tipo de fraude. Além disso, é importante ter cautela ao encontrar produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.

Comunicar erro

Comentários